quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Os pinguins


Os pinguins da ordem dos Sphenisciformes, pertencem à família dos Spheniscidae e são aves marinhas. Estes animais vivem exclusivamente no hemisfério sul e podem ser encontrados na Antárctica e em todas as ilhas subantárcticas do oceano pacifico, atlântico e do indico, como também Austrália e sul da África. Os pinguins não são pássaros, mas são aves não voadoras que possuem penas. Alguns passam mais de metade do tempo da sua vida no oceano.
As 17 espécies de pinguins que existem evoluíram a partir de aves semelhantes. As diferentes espécies variam principalmente em relação ao tamanho. Assim, existe o pinguim mais pequeno (pequeno anão ou azul) que tem cerca de 40 centímetros de altura e o maior pinguim, o pinguim imperador, com uns 115 centímetros de altura.
Entre as suas características físicas destacamos que as cores predominantes são o branco na parte da frente, e preto ou cinzento-escuro na parte de trás. O seu corpo está completamente recoberto de grandes penas, finas e firmes e as suas asas são muito pequenas, que utilizam para nadar.
Têm o pescoço e a cauda curta e o seu bico é forte. A sua posição habitual é a na vertical, graças aos seus pés planos. Estão perfeitamente adaptados ao frio das águas geladas da Antárctida, em parte devido a uma grossa chamada de gordura que os protege do frio e lhes serve também com uma reserva de frio. Esta camada de gordura provocou com que muitos pinguins morressem nas mãos de marinheiros que matavam baleias para obter a gordura animal.
Felizmente, podemos dizer que esta situação já não ocorre. Esta mesma gordura acumulada fá-los flutuar na água e em contra medida, os pinguins têm os ossos muito sólidos e duros, o que faz com que pesem mais e possam manter-se debaixo de água mais facilmente.
Algumas espécies de pinguins passam a maior parte do tempo nadando ou submergindo nos oceanos, distantes da terra firme, o que dificultou o estudo destes animais. Os melhores momentos para observar os pinguins são na temporada das crias, visto que é em terra onde passam grande parte do seu tempo e também na mudança das penas. Os pinguins são aves predadoras que basicamente alimentam-se de pequenos peixes, polvos e krill (crustáceo muito pequeno, base alimentar para o ecossistema antárctico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário