sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Águia-das-Filipinas


Ficha da Águia-das-Filipinas

Tamanho: 86 cm – 102 cm

Comprimento: 2m10 – 2m 50

Peso: 4.7 Kg – 8 Kg

Tempo Médio de Vida: 30 anos

A Águia-das-Filipinas é uma das maiores e impressionantes águias florestais que existem no mundo. A sua parte superior é castanho-escura, com traços de bege. A sua parte posterior é branca, com riscas vermelhas até ao pescoço, músculos e asas. A sua cabeça está coberto de um monte de penas longas avermelhadas e riscadas de castanho. Os seus olhos são cinzentos azulados, as suas patas são amarelas pálidas e o seu bico é preto. A fêmea é maior que o macho.
A Águia-das-Filipinas possui um bico e patas dotadas de uma grande potência. Esta espécie vive nas maiores ilhas do norte e este das Filipinas (Luzon, Leyte, Samar e Mindanao, onde se encontra o maior volume destes exemplares).
A Águia-das-Filipinas alimenta-se de grande pássaros e mamíferos (macacos, lémures voadores, esquilos, morcegos), de rãs de grandes insectos. O seu bico permite-lhe matar as suas presas num instante. É um predador temível que persegue as suas vítimas por entre as árvores. Ela caça aos pares. Um dos companheiros faz o papel de isco, distraindo a atenção dos macacos, enquanto o outro executa um ataque surpresa.

O casal une-se para toda a vida e constroem um ninho enorme sobre uma grande árvore. Utiliza o mesmo ninho durante vários anos seguidos. A fêmea põe apenas um ovo sobre folhagem verde. A fêmea trata principalmente e chocar o ovo, mas também é ajudada pelo macho. Demora cerca de 60 dias. Uma vezes nascidos e na idade de 8 ou 9 meses, os jovens começam a caçar. Um par de Águias-das-Filipinas tem uma cria a cada dois anos.
Classificada em 1988 na categoria de “ameaçada” na lista vermelha da UICN, a Águia-das-Filipinas está “em perigo crítico de extinção” por causa do baixo número de exemplares existentes. A exportação florestal, os pesticidas e a caça são as ameaças principais que estão a causar a extinção desta espécie. Um programa de reintrodução está em curso nestas ilhas com o fim de salvar a espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário