quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Pato

Trata-se de uma ave também muito comum tal como a galinha, mas não tão doméstica. A alimentação dos patos baseia-se em algas e outros tipos de vegetação aquática e também de pequenos seres invertebrados.

Apesar disto tudo, os patos também são uma enorme fonte de alimentação devido à sua carne. As suas penas também servem para vestuário e até acabam por serem entretenimento num ambiente de caça. Trata-se de uma espécie dotada com um sentido de orientação notável, daí migrar a certa altura.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Pardal

Esta é a espécie de ave que mais distribuída pelo mundo está e que existe em maior número. Qualquer pessoa já viu pardais e quem vive numa área urbana certamente que todos os dias consegue ver pardais a voar na rua.

A sua alimentação varia dependendo da época onde se encontra. Ele quase todo o ano come todas as sementes que encontra, contudo em altura de reprodução, já procura mais insectos. Actualmente podemos encontrar o pardal em qualquer parte do mundo.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Melro-preto



Por cá o chamamos apenas de melro. Podemos encontrá-lo em vários países da Europa (sendo Portugal um deles), Ásia e norte de África. É uma ave que pode ou não migrar quando chegar a altura, dependendo do clima da zona onde se situa.
A alimentação do melro baseia-se em pequenos insectos e pequenos frutos. Facilmente podemos distinguir o macho da fêmea comparando a cor destes. O macho é normalmente todo preto, enquanto as fêmeas têm as penas castanhas.

O melro é um animal muito caçado, mas devido à abundância de exemplares, este não se encontra em vias de extinção. O melro é um pássaro muito referido em certos registos e trata-se de um ícone de certos grupos e organizações.

domingo, 28 de outubro de 2012

Ganso

Os gansos estão directamente relacionados com os cisnes, mas aparentam ser um cruzamento entre estes e os patos. Os gansos procuram sempre climas quentes, pelo que em caso de mudança de temperatura, eles migram para onde houver calor.

Um pouco como as galinhas, os gansos também foram domesticados pelo menos propósito mas pelos antigos Egípcios. Existe uma especiaria com bastantes fãs chamada de “foie gras” e esta é feita com fígado de ganso.

sábado, 27 de outubro de 2012

Galinha

Ou galo, caso trate-se de um macho, é uma das aves do mundo animal que não consegue voar. É possível que esta ave seja a que mais está distribuída por todo o mundo, e muito cedo esta foi domesticada pelo homem.

As galinhas são uma enorme fonte de alimentação e matérias para o Homem. Tanto a carne como os ovos das galinhas são comestíveis. As suas penas também são usadas para fabrico de tecidos ou para recheio de algo.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Gaivota

Trata-se de uma ave que também abrange os animais marinhos. Podem ser de tamanho consideravelmente grande, mas sempre brancas ou cinzentas. O seu bico forte permite caçar vários tipos de peixes e transportá-los.

Apesar do que se diz, as gaivotas são costeiras, pelo que raramente andam pelo alto mar. Elas preferem ficar na costa e por vezes até se afastam do mar para mudarem de ares ou para tentarem caçar algo que não esteja na água.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Flamingo

O Flamingo é uma das aves que têm patas muito compridas. O tamanho total dos flamingos ronda os 130 centímetros, dependendo essencialmente das suas idades. A sua alimentação baseia-se em algas essencialmente, mas também come alguns crustáceos de tamanho pequeno.

Preferem as zonas aquáticas mas também gostam do calor. Eles vivem sempre em bandos, pelo que é quase impossível encontrar um flamingo sozinho. É possível encontrá-los na Ásia, América do sul e África.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Dodó

Esta ave não voadora já se encontra extinta à alguns séculos contudo existe muitas informações sobre estas em documentos históricos. Diz-se que a sua extinção derivou do facto de serem fáceis presas por não conseguirem voar.

Existe uma outra teoria que indica que devido à destruição de uma certa árvore que fornecia as frutas e sementes que faziam parte da alimentação do dodó, ele acabou por ficar extinto. O dodó não conseguia voar pois possuía umas asas muito curtas e um bico pesado.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Cuco

Esta ave curiosa é muito conhecida pelos antigos relógios de cuco que disparam uma figura (um cuco ou não) como uma espécie de alarme. Em relação ao pássaro em si, este é de porte pequeno e de peso igualmente reduzido.

O cuco costuma colocar os seus ovos nos ninhos de outras espécies, o que por vezes lhes corre mal quando se trata de um ninho de uma espécie agressiva ou simplesmente mais forte. A sua alimentação baseia-se em pequenos insectos fáceis de digerir.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Corvo

Trata-se de uma ave que actualmente encontra-se muito espalhada por todo o mundo. Eles procuram os climas temperados, pelo que numa zona fria é difícil encontrar esta espécie de ave. O corvo é muito famoso por diz-se que quando existe um por perto, quer dizer que algo de mal está para acontecer.

O corvo alimenta-se de sementes, pequenos frutos e ainda alguns seres invertebrados que consiga encontrar. É uma espécie de ave que aparece bastante nos filmes de terror também devido à sua má fama.

sábado, 20 de outubro de 2012

Arara Canindé (Ara arauna)

Origem: Brasil e outras regiões da América Latina.


Características: Possui o corpo predominantemente amarelo com azas azuis. Sua cabeçaapresenta cores branca, preta, amarela, azul e verde. Formam casais pra vida toda.

Reprodução:  A fêmea coloca de 2 a 4 ovos, com intervalo de 2 a 4 dias entre um ovo e outro. O período de incubação dura cerca de 28 dias.

Manutenção: O ideial é mantê-las em viveiros grandes com no mínimo 2m x 2m x 2m, para abrigar um casal.
Deve possuir uma parte abrigada da chuva e também um abrigo de inferno . Um chão prático para limpeza, galhos e alguma vegetação.
Fornecer água limpa para o banho e permitir banhos de sol  diários, de preferência pela amanhã.


Alimentação: Rações

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Arara Vermelha (Ara marcao)

Origem: Brasil e outras regiões da América Latina.


Características: Possui cabeça e corpo vermelhos, com detalhes verdes, amarelos e azuis na azas. São bastante longevas, podendo chegar ao 70 anos de idade.

Reprodução: O período reprodutivo ocorre entre os meses de inferno  e primavera. A fêmea coloca de 2 a 4 ovos, com intervalo de 2 a 4 dias entre um ovo e outro. O período de incubação dura cerca de 28 dias.

Manutenção: O ideial é mantê-las em viveiros grandes com no mínimo 2m x 2m x 2m, para abrigar um casal.
Deve possuir uma parte abrigada da chuva e também um abrigo de inferno . Um chão prático para limpeza, galhos e alguma vegetação.
Fornecer água limpa para o banho e permitir banhos de sol  diários, de preferência pela amanhã.

Alimentação: Rações

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Periquito Australiano (Melopsittacus undulatus)

Origem: Austrália


Características: Conhecido pelos aborígenes por betcherrygah ( boa comida), é também chamado Periquito Ondulado ou Periquito Zebrado.
De sua coloração original, verde claro com cabeça amarelada, originaram-se várias mutações selecionadas e hoje  podemos encontrar mais de 200 variações de cores.

Reporudção: Os machos possuem a saliência acima do bico (carúncula ou cera) de cor azul e as femeas de cor rosa. As fêmeas colocam até seis ovos por vezes, sendo qu o período de incubação gira em torno 18 dias.

Manutenção: Gaiola espaçosa com ninho tipo caixa (22cm x11cm x 11cm) com fundo côcavo. Abrigar de correntes e vento e permitir banho de sol pela amanhã.

Alimentação: Rações

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Pássaro Preto (Gnorimopsar chopi)

Origem: Brasil


Características: Apesar de seu nome científico, este pássaro não é o Chupim ou Chopim ( Molothrus bonariensis) cujo macho é preto azulado e a fêmea amarrozanda. É também conhecido pro melro ou Graúna.

Reprodução:
 Aos 18 meses coloca de 2 a 4 ovos e o período de incubação é de 14 dias em média.

Manutenção: O ideialé a utilização de viveiros espaçosos, com galhos e árvores para que possam desenvolver-se bem e com saúde. Pendurar alguns ninhos do tipo caixa, com uma única abertura e fornecer folhas de palmeira e capim para confeção do ninho.

Alimentação: Rações

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Diamante de Gould (poephila mirabilis)

Origem: Austrália


Características: Em homenagem á sua esposa Elizabeth, desenhista uqe o acompanhava em sua expedições, o ornitólogo Jonh Gould o batizou de " Lady Gould", como é conhecido internacionamente.
Reprodução: Os machos apresentam cores mais intensas que as fêmeas. Na época do acasalamento o bico dos machos torna-se mais claro em relação ao contraste com as pernas. As fêmeas colocam de 1 a 5 ovos  que são chocados po 15 dias em média.

Manutenção: Gaiola mais comprida do que necessariamente alta. O ninho de madeira pode ser vertical ou do tipo horizontal com 22cm de comprimento e 11cm de largura e altura:

Alimentação: Rações

sábado, 13 de outubro de 2012

Sabía Laranjeira (Turdus refiventris)

Origem: Brasil


Características: O canto, marcado por variações regionais, tem a função de demarcar seu território e atrair as fêmeas. Pode viver os 30 anos de idade. Possui uma coloração predominante parda, com a região ventral de coloração ferruginosa ou levemente alaranjada.
Reprodução: Constrói o ninho utilizando gravetos, fibras vegetais e barro, onde a fêmea coloca de 3 a 4 ovos. O período de incubação gira em torno de 14 dias.

Manutenção: O ideal  é autilização de viveiros espaçosos, com galhos é arvores, para que possam desenvolver-se bem em com saúde. Evitar locais com calor excessivo ou com fortes correntes de ar.

Alimentação: Rações

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Abutres

Trata-se de uma ave de grande porte ao contrário da grande maioria das outras aves. Têm várias características que os distinguem das outras aves, tal como a falta de penas na cabeça ou mesmo serem aves que vivem por volta de 30 anos caso sejam saudáveis.

Estas aves são muito conhecidas também pelo mau presságio que trazem. Estas aves também são carnívoras, pelo que é comum vermos a rondá-las carcaças de animais mortos. Elas sobrevoam a criatura e planam em roda até que possam pousar para comer.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Albatroz

O albatroz é uma ave marinha de tamanho grande e assemelha-se um pouco com a comum gaivota, mas com algumas diferenças distintas. Apesar de ser das aves com o maior comprimento de asa existente, esta está em vias de extinção.

É uma ave que tem uma facilidade enorme em voar sem fazer grandes esforços. Em termos de alimentação, é o comum de qualquer ave marinha: moluscos, peixes, etc. Uma particularidade interessante dos albatrozes é que assim que escolhem um parceiro, a relação é para durar até ao fim da vida.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Avestruz


Esta ave é muito peculiar pois é muito diferente que as outras aves em vários aspectos. A primeira coisa que se destaca é o seu enorme tamanho comparado com as outras, especialmente devido ao seu logo pescoço e patas compridas.
Em termos de tamanho, entre pode andar na volta dos 2 m a 2,5 m no caso de ser macho ou fêmea. O seu peso pode chegar até aos 130 quilos, contudo à relatos que indicam haver alguns exemplares com um peso superior a esse.

Os ovos de avestruz também são conhecidos por serem enormes. Elas cavam um buraco no chão e colocam lá o ovo até à cria nascer. Até ao primeiro ano de vida, uma avestruz pode chegar até aos 40 quilos.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Beija-flor


Também conhecido por colibri, existem muitas espécies de beija-flores que podemos encontrar em diversas partes do mundo. Este pássaro tem este nome curioso porque a sua alimentação baseia-se especificamente no néctar proveniente das flores, dando a parecer que está a beijá-las.
Ele é uma das aves mais pequenas de todo o reino das aves, pois o seu tamanho ronda sensivelmente os 10 centímetros. O seu peso ronda as 6 gramas, pelo que percebemos logo a fragilidade deste animal, talvez como uma flor até.

Tem uma capacidade visual bastante refinada, conseguindo assim distinguir cores. Como dissemos, a alimentação do beija-flor ou colibri é praticamente o néctar das flores, contudo ele também pode comer alguns pequenos insectos como moscas e formigas.

sábado, 6 de outubro de 2012

Catatua

A catatua é uma ave que se assemelha bastante aos papagaios em termos de aspecto físico, especialmente o seu bico que é quase igual. Elas têm uma crista que se mexe consoante as emoções da catatua.

É uma ave que faz muito barulho. O seu corpo é robusto o suficiente para se conseguir empoleirar e trepar árvores sem qualquer dificuldade. Estas aves são mais encontradas na zona Asiática, contudo muitas lojas de animais têm estas à venda.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Cegonha


Estas aves são bastante conhecidas por serem muito migratórias. Com perto de um metro e apenas 3 quilos de peso, a alimentação destas baseia-se principalmente em pequeno seres vertebrados.

O facto de a cegonha ser das poucas aves que não pia é porque não tem cordas vocais. Invés, ela faz pequenos barulhos com o bico. A sua ninhada nasce sempre na Primavera. Podem colocar por volta de 4 ovos e as crias nascem no máximo 30 dias depois.

As cegonhas também são muito conhecidas pela história de serem elas a trazerem os bebés aos lares, um conto que muitas pessoas ainda contam aos filhos quando eles perguntam como é que nasceram.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Codorniz

A codorniz, tal como as galinhas, é uma ave fácil de domesticar. Tanto a sua carne como os seus ovos são popularmente utilizados como alimento para as pessoas. Em relação à alimentação da própria codorniz, esta baseia-se em sementes e pequenos insectos fáceis de digerir.

A cor das penas da codorniz faz dela uma ave difícil de distinguir da natureza caso esta não esteja em cativeiro. Ela também é famosa pelo seu cantar lindíssimo, pelo que a única forma de encontrar uma codorniz selvagem é seguindo os sons que imite.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Coruja


As corujas são aves nocturnas que estão divididas em várias espécies diferentes (como o popular mocho). Alimentam-se essencialmente de pequenos mamíferos e insectos. Um pouco como as serpentes, as corujas engolem a presa por inteiro e depois expelem os ossos (no caso de mamíferos vertebrados).
Existem várias ideias sobre as corujas. Alguns diziam que a coruja previa a morte quando começasse a piar constantemente, algo que é muito representado nos filmes. Uma coisa certa é que as corujas são o símbolo da sabedoria e da inteligência.

Outra curiosidade sobre as corujas é que estas conseguem torcer o pescoço de tal forma que conseguem ficar com a cabeça virada ao contrário. Se esta ave estiver por perto, é certo o número de animais roedores reduzirem.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Papagaio Verdeiro (amazona)

Origem: Brasil


Características: Estes papagaios possuem o predomínio da cor verde no corpo, variando muito a coloração da cabeça, e que serve como a " impressão digital" destas aves, pois o mesmo padrão nunca se repete.


Reprodução: A postura é de 3 a 4 ovos, com duração de choco de cerca de 28 dias. A fêmea passará a maior parte do tempo no ninho e o macho muitas vezes levará a comida até ela.

Manutenção: Necessitam de espaçopara se locomover e voar, mesmo que por curta distãncia. O recinto deve possuir uma parte abrigada da chuva  também um abrigo de inverno, além de galhos, alguma vegetação e artefatos para distração.
Fornece material para que possam forrar o ninho.

Alimentação: Rações