domingo, 30 de setembro de 2012

Canário (Serinus canarius)

Origem: ILhas Canárias ( costa oeste da África)

Características: Da época do descobimento do Canário selvagem, de cor verde acinzentada, até os dias de hoje, muito se fez atrvés das criações seletivas.
Atualmente existem 4 agrupamentos de raças de Canários, Canários silvestre, Canários de cor, Canários de canto  e Canários e porte ou postura.


Reprodução: A fêmea coloca em média 5 ovos. O casal reveza o choco e o período de incubação é de cerca de 15 dias.


Manutenção:Gaiola com 60 cm de comprimento, 30 cm de largura e 40 cm de altura, com comedouro, bebedouro e uma banheira rasa. Mantê-la ao abrigo de correntes de vento e permitir banhos de sol pela amanhã.

Alimentação: Rações

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Pica-pau

O pica-pau é mais uma das aves curiosas existentes. Eles adoram as florestas devido à quantidade de árvores. Normalmente as árvores são o habitat de dezenas e dezenas de insectos e como a alimentação do pica-pau baseia-se em insectos, é mesmo nas árvores onde ele se vai alimentar.

Ele acha um buraco que poderá ser o ninho de alguns insectos e alargar o buraco bicando à volta deste, daí o barulho único do pica-pau a bater na madeira. Durante o período de gestação, durante 20 dias tanto o macho como a fêmea podem ficar a chocar os ovos.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Pintassilgo

Trata-se de um pássaro pequeno que se pode ver com alguma frequência no continente Europeu. Durante o Inverno procuram mais o sul, mas não difícil ver pintassilgos nas zonas urbanas de Portugal. Facilmente é reconhecido por ser muito colorido e por ter um bonito cantar.

Em termos de tamanho, a sua altura pode atingir os 12 centímetros, e em termos de peso não costuma ultrapassar as 20 gramas, mas não é raro ver pintassilgos um pouco mais pesados. Estes normalmente andam em bandos, mas devido às suas necessidades alguns se podem separar do grupo.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Águia-perdigueira

Ficha da Águia-Perdigueira

Tamanho: 67 cm – 74 cm


Comprimento: 1m 50 – 1m 80


Peso: 1.5 Kg. – 2 Kg



A Águia-Perdigueira é uma águia de tamanho médio, com asas mais amplas, curtas e arredondadas. A sua cauda, longa e proporcionada, apresenta uma forma ampla. A sua silhueta em volta pode confundir-nos e pode-nos parecer um Bútio-vespeiro. A sua plumagem dorsar é castanho-escura. Entre os ombros vemos uma mancha pálida que aumenta de tamanho com a idade. As partes inferiores brancas estão pintadas com toques de castanho, contrastando com as asas escuras.
O bico da Águia-Perdigueira é cinzento-azulado, as suas patas são amarelas e os olhos podem ser de cor amarelo vivo até ao castanho-escuro dependendo dos exemplares. Os exemplares jovens distinguem-se dos adultos pelas suas asas mais finas e a sua cauda mais curta. A plumagem adulta é adquirida aos 3-4 anos de idade.
O seu regime alimentar é bastante diverso e varia segundo os recursos da zona e da época. Por exemplo, em períodos de reprodução a maior das presas que são caçadas pela Águia-Perdigueira são mamíferos (coelhos do monte) apesar e no resto do ano, a sua dieta é de maioritariamente pássaros quando descolam, mas também põe caçar as suas presas perseguindo-as durante uma longa distancia por entre arbustos e árvores. Também podem chegar a caçar em emboscada.
As Águias-Perdigueira adultas são aves de rapina do seu território. Normalmente vivem no mesmo sítio durante toda a vida. Os pares são fiéis ao seu sitio de reprodução. O território das águias ou o sítio da nidificação e das zonas de caça correspondem ao domínio vital do casal. Os rituais de cortejo começam no Outono e caracterizam-se por voos longos e aéreos por um percurso onde os quais os pássaros executam voos em picado.

Geralmente, os ninhos são colocados em grutas ou cavernas situadas em penhascos. É a fêmea que se assegura do essencial para a incubação, que dura entre 38 a 42 dias. É claro que, desta forma, é raro que a fêmea abandone o ninho. E se o fizer, não irá para muito longe. As águias bebés saem do ninho com 50 a 65 dias de vida. Durante os primeiros dias depois do nascimento, a fêmea ocupa-se activamente dos jovens. Depois, progressivamente a seu tempo, a sua presença no ninho diminui.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Águia-real


Ficha da Águia-real

Tamanho: 76 cm – 90 cm


Comprimento: 1m 90 – 2m 27


Peso: 4 Kg (machos) – 6 kg (fêmeas)


Tempo Médio de Vida: 45 anos



A Águia-real é a maior espécie de Águia que se pode encontrar na Europa. A sua plumagem é castanha escura. Apenas a parte superior da cabeça e a nuca são de um tom mais claro (castanho claro a amarelo dourado). A sua cauda é escura com a base mais clara. As suas asas também são escuras apesar de encontrarmos exemplares com amarelo dourado. A ponta do seu bico é preto, as suas patas amarelas e os olhos castanhos-escuros. Os exemplares mais novos são castanhos-escuros com manchas brancas, com uma cauda branca e uma franja ampla e preta. A fêmea é maior que o macho.
Em pleno voo, a Águia-real distingue-se pelas suas grandes asas com as extremidades ligeiramente enroladas para acima e pela sua cauda ligeiramente arredondada. A sua cabeça é amplamente visível. Podemos encontrar exemplares deste tipo de águia na Europa, Ásia, dos Estados Unidos até ao México e desde o Norte de África até ao Saara. Os exemplares da Europa emigram para o Sul no Inverno. Esta águia pode viver mais de 30 anos.


A Águia-real pode voar durante muitas horas em espiral sem fazer qualquer tipo de esforço. Desta forma, ela patrulha o seu território incansavelmente. Ao descoberto ou em surpresa (contra o sol), uma vez que tenha encontrado a sua presa, a Águia-Real dobra as suas asas e lança-se até ela. Agarra as presas com as suas garras fortes e afiadas e a arrasta-a várias dezenas de metros antes de a levar. Pode transportar presas de até 5 kg de peso.
As suas quedas vertiginosas chegam a alcançar velocidade de cerca de 300 km/h. Esta águia alimenta-se de pássaros, mamíferos de tamanho médio (marmotas, pequenos ruminantes, lebres e coelhos) e pequenos roedores.

Na mitologia, a Águia-real era o pássaro dos deuses. Este pássaro encarna a potência e a glória. É o emblema da cidade de Genebra, da imperatriz Russa, do imperador e do duque da Toscana, do império Austro-húngaro sem esquecermo-nos de Napoleão e de Napoleão III. Mas nem tudo são louros para este animal. Também foi acusado de ser ladrão de crianças, de roubar, … A Águia-real causou muito medo na antiguidade e por isso era perseguida. Mas felizmente hoje essas crenças desapareceram e a Águia-real reapareceu nos nossos céus.

sábado, 22 de setembro de 2012

Harpia

Ficha da Harpia

Tamanho: 90 cm – 100 cm


Comprimento: 1m80 – 2m 10


Peso: 8Kg – 9 Kg


Tempo Médio de Vida: 40 anos



É uma das grandes aves de rapina florestal da América do Sul. O seu habitat estende-se do Sul do México até ao Norte da Argentina.
As penas negras com as extremidades brancas por cima da sua cabeça e os seus olhos pretos dão-lhes um ar feroz. As suas patas são curtas e robustas e possui dedos muito poderosos com garras encurvadas e longas que permitem-lhe dominar os mamíferos que não conseguiu matar no primeiro impacto. As Harpias são predadores extremamente eficazes que podem realizar voos acrobáticos num meio florestal e com espaços muito reduzidos. É uma águia capaz de levantar e levar ao ninho presas que pesem até cerca de 70% do seu próprio peso. Alimenta-se de esquilos, ratos, macacos e serpentes.
As Harpias, tal como as águias em geral, são monógamas e foram pares unidos para toda a vida. Constroem o seu ninho em grandes árvores com ramos bem separados para facilitar o acesso e saído em voo. A época de reprodução vai desde Junho até Novembro. A duração da gestação ou de incubação é de 30 dias. A fêmea põe ovos em cada dois ou três anos e coloca cerca de um ou dois ovos, mas apenas o primeiro é que sobrevive. A jovem águia começa a voar aos seis meses do nascimento. A madureza sexual das crias é alcançada aos três a quatro anos.

Apesar desta espécie estar espalhada pelas florestas tropicais, os incêndios reduzem consideravelmente o seu habitat e consequentemente, o seu número. Por exemplo, as Harpias que povoavam a Costa Rica à uns anos já não existem. O crescimento da actividade humana, parece, como sempre, ser o responsável da diminuição do número de águias.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Cisne

Trata-se de uma das aves mais majestosas do reino animal. Os cisnes que encontramos no hemisfério sul são coloridos, contudo ao deslocarmo-nos para norte começamos a encontrar apenas cisnes brancos, contudo com algumas manchas pretas em alguns dos casos.

Estes podem colocar por volta de 6 ovos. Caso algo corra mal na concepção das crias, é muito comum os casais separarem-se para encontrar parceiros que sejam verdadeiramente compatíveis e assim voltarem a tentar.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

HOJE: DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


Você sabe o que aconteceu no dia 7 de setembro de 1822? Independência do Brasil!

No dia 7 de setembro de 1822, D.Pedro fez uma declaração oficial de independência,afirmando assim seu acordo com os brasileiros. Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas, com apoio inglês. Em pouco tempo, vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente nossa independência. D.Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D.Pedro I.
O Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei.